segunda-feira, 28 de julho de 2008

Notebook Ultracompacto - Positivo Mobo


Uma maquininha espetácular!

É essa a definição que dou para o Positivo Mobo, o ultracompacto lançado para competir com o EEE Pc da Asus.

Vendido a um ótimo preço (R$ 999,00 em 10x sem juros - no MagazineLuiza.com), é um ótimo investimento até para que não tem computador (seja notebook ou desktop).

É claro, é uma máquininha bem modesta. Mas dá conta do tranco. Ontem fiquei o dia todo navegando com ela para saber exatamente a impressão que ela iria me passar. E a impressão foi a melhor possível.

Apesar de sua tela manter, para uma boa visualização, a resolução de 800x600 (a que eu mudei para 800x480, ficou bem melhor), a maioria dos sites da intenet ainda mantêm este padrão (O GuairaNaBalada.com também).

Ela vem com WIFI, WebCam, 2 USB´s, Leitor de Cartões, Entrada de microfone, saída para caixas de som e microfone externos.

A qualidade de som dela é muito boa, dá pra curtir de boa um MP3 - mas os seus arquivos obrigatóriamente deverão estar em um pendrive (sugiro comprar um de 4 gb no mínimo), pois ela não tem CD Room, e nem precisava.

O seu HD é um SSD de 2gb que comportam bem o Windows XP que já vem instalado (original) nela. Com alguns ajustes que fiz consegui deixar 900mb livres só para programas, o resto eu gravo tudo em um pendrive. Ela tem 512mb de ram, o que é suficiente para rodar o Windows.

Fiz testes com o Slax, uma versão bem leve do Linux, que roda no pendrive, mas ele não reconheceu o WIFI e nem o vídeo, ficou trabalhando a 640x480. Continuo com o Windows XP, que só para constar, finalmente está bem estável e sem problemas aparentemente.

O boot dela é bem rápido, nem precisando mais utilizar a manha de deixar o computador hibernado para ligar mais rapidamente. Falando nisso, li uma matéria certo dia desses dizendo que isso danifica HD´s ... vai saber. Por via das dúvidas, faço backup de tudo que altero no note de trabalho em um pendrive de 8gb (e hiberno ele é claro!).

Gostei muito da ergonomia para transportá-lo e usá-lo. Usando ele com uma só das mãos, é bem confortável, e para aqueles que gostam de estar sempre conectados (como eu), isso é maravilhoso! Levinho, silencioso e não esquenta nem depois de um longo período de uso.

A bateria dele dura que é uma beleza! Na média ela está durando quatro horas e meia de intenso uso, com WIFI ligado, Pendrive conectados e navegando na Web. Uma dica para economizar bateria, em qualquer notebook, é desabilitar o que vc não está usando. No meu caso, quando estou usando WIFI, eu desabilito a placa de rede, e faço o mesmo quando estou usando a rede cabeada (que com certeza é bem mais rápida), desabilito o WIFI. Isso enconomiza muita bateria! Outra coisa é diminuir o brilho da tela.

Finalizando, o Mobo da Positivo é um ótimo investimento, vale a pena mesmo, pela mobilidade (daqui uns dias tem 3g em nossa cidade, aí já viu né? Internet em qualquer lugar), pelo preço e pela usabilidade que ele proporciona.

Veja as fotos do Ultra compacto da positivo no meu Flickr, clicando aqui.

Grande abraço galera!