quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Navegador gratuito do Google desafiará a Microsoft

O novo navegador gratuito do Google, o Chrome, deve ser o maior concorrente do Internet Explorer, da Microsoft, cuja versão mais recente acaba de ser lançada -- atualmente, 75% dos usuários de internet navegam através do Explorer. Essa, porém, foi apenas mais uma das recentes investidas do Google contra a Microsoft.

No último ano, o gigante de buscas lançou programas semelhantes aos do pacote Office, do qual fazem parte alguns dos softwares mais lucrativos da Microsoft, como Word e Excel. O Chrome deve estar disponível para download nesta terça-feira em mais de 100 países. Ele poderá ser baixado no endereço www.google.com/chrome.

O browser promete maior eficiência do que seus concorrentes para carregar sites que utilizem vídeos e outros programas complexos. Outras vantagens: seu código de programação será de conhecimento público, possibilitando que programadores em todo o mundo o aperfeiçoem. Entre as novidades está ainda o sistema de abas “independentes”, que operam simultaneamente diferentes processos. Outra função prevista é um serviço de autocompletar na barra de endereços, batizado de “omnibox”. Com ele, serão oferecidas sugestões de páginas visitadas ou ainda a visitar, através de critérios de popularidade.

O Chrome também incluirá um novo sistema de localização de código JavaScript interativo, conhecido como V8, concebido para executar a próxima geração, ainda não inventada, de aplicativos para a web.

Para os web designers, a equipe do Chrome garante que ele foi desenvolvido para facilitar a vida desses profissionais. Um exemplo que eles dão é que se o site abriu normalmente no Safari 3.1, ele deverá funcionar perfeitamente no Chrome. Algo que me chamou a atenção são algumas ferramentas de depuração embutidas no navegador, para usá-las, basta clicar com o botão direito em alguma página e escolher a opção "Inspecionar Elementos". Nela podemos ver por exemplo o código de cada parte do site através de um visualizador que muda de cor conforme passamos o mouse em algumas partes do código.O Chrome ainda permite que sejam exibidas na página inicial os últimos sites acessados, que se navegue em sites sem que eles sejam salvos no histórico, emite um aviso sonoro quando você estiver em um site suspeito de phishing e como as abas funcionam independentemente umas das outras, se alguma falha ocorrer, as outras não deverão ser afetadas.É importante dizer ainda que o navegador possui seu código aberto, ou seja, se tudo correr da forma como o Google imagina, estamos vendo o nascimento de um "novo Linux", onde as pessoas poderão adaptar seu navegador da forma que ache mais adequada.

_Testado e aprovado: Rápido e com visual bem clean, minimizando o alto processamento que outros navegadores de internet solicitam do computador. Particularmente eu acho que o Chrome vai competir não com o IEca, mas sim com o excelente Firefox, que também tem o apoio do Google. Entre os 3 navegadores, eu continuo usando o Firefox, na versão 2.0.16. Ainda não atualizei para a versão 3 pois nos últimos testes que fiz achei ele meio lento, principalmente na entrada de dados em formulários na net. Acho que tem a ver com a correção ortográfica, a qual eu não instalei, mas mesmo assim ele se mostrou meio lento neste quesito.