segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Iphone 3g no Brasil - demorou mas chegou


Tire suas dúvidas sobre a chegada do iPhone 3G ao Brasil

Site G1 (da Globo.com) explica como comprar, quais os modelos disponíveis e os valores.
Usuários devem ficar atentos: plano pós-pago chega a R$ 585 mensais.

O lançamento oficial do iPhone 3G no Brasil foi realizado nesta sexta-feira (26) pelas operadoras Claro e Vivo. No entanto, muitas pessoas interessadas no aparelho ainda têm dúvidas sobre a venda do produto, seus preços e questões técnicas sobre os serviços prestados para os usuários do iPhone 3G pelas empresas de telefonia. Confira abaixo um tira-dúvidas sobre a novidade.

Como comprar?
O iPhone pode ser comprado pelos clientes da Vivo que foram contatados pela empresa: por enquanto, só podem adquirir o produto aqueles identificados pela empresa como clientes em potencial, considerando o perfil de uso. Já na Claro, qualquer pessoa pode comprar um iPhone em 25 lojas de 13 Estados. Essa última empresa também se comprometeu a oferecer o celular, de maneira gradativa, às pessoas que se registraram no site em busca de informações.

Os interessados que quiserem ser contatados pelas operadoras para fazer a aquisição, sem previsão de data, podem se cadastrar na página da Claro e também da Vivo.

Onde comprar?
Os clientes da Vivo devem seguir as instruções da empresa, depois de serem contatados por ela. No caso da Claro, os internautas que se registraram no site e não querem aguardar o contato da empresa podem ir até uma das 25 lojas físicas que comercializam o produto (veja onde).

Quantos iPhones estão disponíveis no Brasil?
A Claro diz que seu primeiro lote tem 30 mil aparelhos e considera a possibilidade da escassez do produto em pouco tempo. Já a Vivo divulgou ter recebido 200 mil peças. As empresas receberão novos lotes, mas não informam quando nem quantos aparelhos virão.

Quais os modelos?
Os iPhones estão disponíveis em preto ou branco. As capacidades de armazenamento são duas: 8 GB e 16 GB.

Quanto custa?
Os preços no Brasil vão de R$ 900 a R$ 2,6 mil, dependendo da operadora, do plano e da capacidade de armazenamento do aparelho.

Nos modelos pré-pagos, eles custam R$ 1,9 mil (Vivo; 8 GB), R$ 2,2 mil (Vivo; 16 GB), R$ 2,3 mil (Claro; 8 GB) e R$ 2,6 mil (Claro; 16 GB).

Já nos planos pós-pagos, o iPhone mais barato da Vivo (R$ 900) é o de 8 GB dentro do pacote iPhone Completo (R$ 585 mensais, com 1.400 minutos para celulares e telefones fixos, acesso ilimitado à internet e 150 torpedos). Na Claro, o aparelho subsidiado mais barato (R$ 1.240) é o de 8 GB associado ao plano iPhone 400 (R$ 152 mensais, com 360 minutos de ligações para Claro, 40 minutos para telefones fixos, 200 MB de dados e 200 torpedos).

A Claro também tem uma promoção restrita para os clientes que pagarem o produto com o cartão American Express, do Bradesco, em até 24 parcelas. Nesse caso, o modelo de 8 GB cai para R$ 1 mil, segundo a operadora, que leva em conta o desconto dado sobre a franquia mensal. A cobrança pelo valor do aparelho, porém, será feita pelo preço integral de R$ 2 mil.

Como escolher o tamanho do pacote de dados?
O iPhone 3G precisa de um pacote de dados, além das ligações, para que o usuário navegue pela internet. Para se ter uma idéia do que 100 MB de dados podem fazer, a Claro exemplifica: com esse pacote é possível enviar ou receber 10.240 e-mails; baixar 2.048 imagens; fazer o download de 26 músicas em MP3 de quatro minutos cada; assistir a quatro horas de vídeo streaming ou fazer o download de quatro trailers com cinco minutos cada.

Se ultrapassar o limite do pacote de dados, o cliente da Claro paga R$ 6 por MB excedente. Os pacotes da Vivo para iPhone acima de 180 minutos têm tráfego ilimitado de dados, mas se o usuário de planos iPhone mais básicos ultrapassarem o limite, pagam entre R$ 0,10 e R$ 0,30 por MB excedido, de acordo com a própria operadora.

O iPhone vem desbloqueado?
Não, o aparelho é vendido bloqueado no Brasil. No entanto, diz a Claro, o cliente pode solicitar o desbloqueio do telefone, de acordo com o regulamento do Serviço Móvel Pessoal (SMP). Se depois do desbloqueio o usuário abandonar a operadora onde comprou o celular pós-pago, ele será obrigado a pagar uma multa de quebra de contrato – o valor varia de acordo com o plano assinado e o tempo restante da carência. Os planos de serviços exigem 12 meses de fidelidade à empresa.

Quais as funcionalidades do aparelho?
Um dos principais chamarizes do iPhone é sua tela de 3,5 polegadas sensível ao toque, controlada com os dedos das mãos, que elimina a necessidade de usar teclas ou stylus (aquela 'canetinha' utilizada dos palmtops). Pelo fato de ter tecnologia 3G, o aparelho oferece acesso rápido à internet. Ele também incorpora as funções do tocador digital iPod, tem GPS, câmera de 2 megapixels (que só tira fotos, não grava vídeos) e acesso à loja App Store, que oferece milhares de aplicativos. Essas ferramentas, pagas ou gratuitas, dão novas funções ao telefone celular (veja aqui algumas delas).

Como funciona a assistência técnica no Brasil?
O site oficial da Apple para o iPhone no Brasil diz que a assistência técnica do aparelho deve ser feita via operadoras. A garantia é de um ano e a assistência só está disponível no país de compra – se o seu aparelho foi adquirido nos EUA, por exemplo, ele não poderá ser consertado “oficialmente” no Brasil.

Matéria retirada do portal G1

Opinião:

Na minha humilde opinião, eu acho o Iphone somente um aparelho "bonitinho". É claro que eu quero um, mas, neste preço que está sendo comercializado no Brasil ... tô fora.
Ele tem vários recursos bacanas, o touch screen dele é massa demais, mas fica só nisso. Eu ainda prefiro o Nokia N95! Além de ter uma câmera de 5mp (a do Iphone ainda continua em 2mp) ele grava vídeos em ótima qualidade, tem bluetooth que "conversa" com qualquer fone ou dispositivo (o do iphone é meio complicado, por exemplo, não funciona com fones estéreo).

E o mais importante, o N95 tem uma segunda câmera para videochamada (como será que vão fazer com o Iphone? Ah, acharam uma saída, veja abaixo:

Navegando antes do término deste post, encontrei um artigo interessante no Blog GUS SOS BRAZIL sobre os problemas do Iphone. Antes de comprar, leia e compare:
Obs: Fiz alguns comentários e dei uma "enxugada" no texto, mas os créditos estão aí pra galera do GUS SOS!

1. O iPhone 3G tem uma camera muito fraca se comparada com outros modelos. Tudo bem que ela quebra um galho se comparada com rivais do mesmo nível, mas ainda assim 2MP é muito pouco. Não ter flash e também não gravar vídeo é péssimo. O Nokia N82 tem uma câmera de 5MP com auto foco, flash de xeon e que grava ótimo vídeo. O Nokia N75 tem uma de 3MB que só não tem flash. E o N95 tem uma de 5MP com Flash!

2. O iPhone 3G não permite ser utilizado como modem de alta velocidade. Sempre quando viajo uso meu Nokia N80 como modem ligado no meu Macbook. Ainda mais com a tecnologia 3G de internet de banda larga, não entendo por que o iPhone não permite isso. Você precisa comprar um aplicativo para usa-lo como modem e isso é inaceitável para mim. (Pra mim também!)

3. O iPhone 3G não tem email push. Email push para quem não sabe é um sistema que você não precisa checar seus emails pois quando tem uma nova mensagem é automaticamente avisado.

4. O iPhone 3G precisa ser hackeado para poder instalar aplicativos. Existe a loja de aplicativos da Apple e lá existem vários grátis porém os programas mais legais como o Fring por exemplo, um aplicativo que traz bate-papo e VoIP para o celular, exigem que o iPhone seja hackeado, o chamado jailbreak, para poderem funcionar. O mesmo aplicativo eu instalo no meu Nokia N80 (e eu no meu Nokia N95) sem qualquer problema. Além disso a Apple já admitiu que existe uma aplicação que pode apagar dados instalados com este hack.

5. O iPhone 3G é bloqueado. Não sei o que vai acontecer pois no Brasil por lei os aparelhos não podem ser bloqueados… E agora? Uma das melhores coisas que um aparelho GSM permite é poder inserir um novo simcard se você está em outra localidade para gastar menos. Esse bloqueio é ridículo. (Pela lei, eles podem ser bloqueados por um ano, porisso o preço do Iphone está absurdamente alto).

6. O iPhone tem uma péssima duração de bateria. Não consigo entender a relação da Apple com bateria em seus projetos. Você não pode substituir a bateria de um iPod ou iPhone além de sua duração ser horrível. Nao tem explicação a não ser que eles queiram que você compre um novo produto a cada 2 anos.

7. O iPhone não tem a função de “copiar e colar”. A não ser que você goste de digitar, a função de copiar e colar num computador (o sistema operacional do iPhone é o OS X) é indispensável. Ninguém consegue entender por que a Apple não implementou isso.

8. O iPhone não tem MMS. MMS é mensagem de texto com multimídia, ou seja, você pode enviar fotos, vídeos diretamente para outro celular ou via email para quem quiser. O iPhone só tem mensagem de texto comum. Como pode?

9. iPhone 3G não tem câmera para vídeo conferência. Se a tecnologia traz video conferência para o celular, i Phone 3G não faz vídeo, nem faz conferência pois só traz uma câmera para tirar fotos. É algo que não condiz com a tecnologia que o próprio aparelho traz. Aparentemente a Apple juntou a tecnologia 3G no hardware 2G…

10. iPhone não tem A2DP Bluetooth. Para mim até uma frescura e não sentiria falta, mas imagine que na nova geração de aparelhos, a maioria da Nokia por exemplo, você pode escutar música mp3 com fones de ouvido sem fios em stereo.

Pense e compare antes de botar a mão no bolso!