quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Maior acelerador de partículas do mundo, o LHC, começa a operar nesta quarta

Projeto de pesquisa básica europeu custou mais de 3 bilhões de euros. Experimentos têm potencial para revolucionar as atuais teorias físicas.


Grosso modo, o LHC é uma espécie de "rodoanel" para prótons, as partículas que caracterizam os elementos existentes no universo. Um túnel circular de 27 km, localizado sob a fronteira entre a Suíça e a França, ele usará poderosíssimos ímãs, construídos com tecnologia de supercondutores, para acelerar feixes de partículas até 99,99% da velocidade da luz. Produzindo um feixe de prótons em cada direção, a idéia é colidi-los quando estiverem em máxima velocidade. O impacto é capaz de simular condições próximas às que existiram logo após o Big Bang, gerando um sem-número de partículas elementares.

Leia a matéria completa no G1 > Tecnologia

Google quer mais do que a Terra


Ótima matéria que garimpei no MeioBit a respeito de um foguete que o Google, em parceria com uma empresa de foguetes e o governo americado, lançou no espaço.

O foguete está equipado com um satélite com uma "super, ultra, mega" câmera para capturar imagens para o Google Earth.

Se você é uma daquelas pessoas que acha que o Google irá dominar o planeta, me desculpe, mas isso não passa de ingenuidade da sua parte. Pelo jeito a meta da empresa é "ao infinito e além".

Leia a matéria completa clicando aqui.

Veja o vídeo do lançamento do foguete aqui.

O Google é f...