sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Carregadores de celular consomem energia quando deixados na tomada

Um grupo de fabricantes de celulares formado pela LG, Motorola, Nokia, Samsung e Sony Ericsson começará a alertar os consumidores sobre o consumo de energia de seus carregadores quando são deixados plugados na tomada.

Cerca de dois terços da energia usada por celulares é desperdiçada desta forma. "Parece uma coisa muito pequena quando você pensa em um único carregador, mas se pensar na quantidade de carregadores que estão por aí, existe um grande potencial de economia de energia" disse Susan Smith, gerente de comunicações da Nokia.

Para aumentar o alcance do alerta, os fabricantes desenvolveram um novo sistema de classificação para mostrar aos consumidores quanta energia seus carregadores usam quando estão em modo de espera. Os carregadores mais eficientes, que usam 0,03 watt ou menos, serão contemplados com cinco estrelas. Carregadores que consomem mais de 0,5 watt não recebem estrela alguma.

A classificação é baseada nos padrões de energia para carregadores da Comissão Européia e os padrões Energy Star, reconhecidos internacionalmente, feitos pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Os fabricantes irão disponibilizar a tabela em seus sites.

O programa é voltado a tornar as pessoas cientes, mas não deverá fazer com que elas saiam de casa para comprar um carregador mais eficiente, disse Annette Zimmermann, analista do Gartner.

"A primeira coisa é alertar as pessoas que esse problema existe com os carregadores e que há alguns que consomem menos energia", disse Smith, da Nokia, acrescentando que um dos principais fatores que as pessoas levarão em conta na hora de comprar um novo celular, futuramente, será o consumo de energia.

Existe também um potencial para reduzir os resíduos eletrônicos relacionados aos carregadores: dar aos usuários a opção de não comprar um carregador junto a cada novo telefone, algo que a operadora NTT DoCoMo já implementou. "É algo que estamos buscando e pesquisando, mas não tomamos qualquer decisão ainda", disse Smith.

Annette Zimmermann acredita que daqui para frente veremos mais anúncios relacionados a celulares mais ecológicos "com materiais reciclados e bio plásticos, por exemplo", disse ela.

fonte: IDGNow