segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tecnologia 3D se prepara para invadir aparelhos de TV


Feira de eletrônicos nos EUA mostra foco de fabricantes nesse recurso.
Em demonstração, telespectador parece estar nas Olimpíadas.

Os fabricantes de aparelhos de TV investiram neste ano, durante a Consumer Electronics Show (CES), na apresentação de produtos com tecnologia 3D. Em seus estandes, elas disponibilizaram televisores com esse recurso e, assim, conseguiram atrair a atenção do público -- sempre havia pessoas parada em frente às telas, equipada com os óculos especiais para conferir os efeitos. A Panasonic afirmou em sua apresentação na abertura da feira: "a alta definição já chegou. Agora é a vez da tecnologia 3D".

Continue lendo a matéria no G1

Acompanhe as matérias sobre a CES no G1

Maior e com mais novidades, área Expo promete agitar Campus Party Brasil 2009

Além de atrações vanguardistas e da exposição de produtos e serviços em tecnologia, espaço gratuito aberto à visitação contará com batismo digital inédito e programação especial pelo ano internacional da astronomia

Mais potente em relação ao ano passado, a Campus Party Brasil 2009 – segunda versão brasileira do maior encontro de Internet do mundo, que acontece entre 19 e 25, em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes – também oferecerá uma programação turbinada às cerca de 300 mil pessoas que deverão circular pela área Expo. Com 12.000 m², o local é gratuito e aberto à visitação do público, desde que seja apresentado convite que pode ser impresso no site da Campus Party Brasil.

Assim como na primeira edição, os visitantes entrarão em contato com o amanhã por meio de gadgets (dispositivos eletrônicos) na Campus Futuro e conhecerá as últimas inovações desenvolvidas para o mundo digital em estandes de empresas de tecnologia e comunicação. Porém, com mais espaço, a área Expo desta edição abre lugar para ações inéditas. Caso do Batismo Digital, que pretende apresentar o computador e as funcionalidades da Internet para mais de 10 mil pessoas.

Outra novidade é o fato da área de Astronomia (uma das 12 áreas temáticas do encontro) ter sido trazida para o espaço aberto ao público. "Como 2009 é o Ano Internacional da Astronomia pela Unesco, a idéia é darmos um presente aos visitantes do evento, que vão poder explorar o céu em comemoração aos 400 anos das primeiras observações de Galileu", conta Marcelo Branco, diretor-geral da Campus Party Brasil.

Ao longo dos sete dias de evento, a área Expo funcionará das 10 horas às 21 horas, contando também com uma ampla praça de alimentação em um ambiente descontraído. Conheça mais sobre cada atração da área Expo da Campus Party Brasil 2009 a seguir.

Campus Futuro

Aqui os visitantes têm a chance de colocar os pés no amanhã e experimentar gadgets, projetos e avanços tecnológicos que prometem revolucionar o mundo em que vivemos. Nesta edição, serão apresentados:

Earthwalk: interface aplicada sobre o Google Earth que permite ao usuário caminhar sobre a Terra como se estivesse voando – é possível navegar e dar zoom com o toque dos pés;

Brainball: contra as convenções de competitividade, este jogo é vencido por aquele que registra menos ondas cerebrais, ou seja, relaxa – tudo é medido por eletrodos e sensores colocados na cabeça dos participantes;

Massage Me: nova forma de fazer exercício, jogar e relaxar através de uma jaqueta que massageia e controla um programa de videogame – jogado a dois;

Robótica brasileira: universidades brasileiras com tradição no desenvolvimento de robôs vão mostrar diversos tipos de criações, desde rastreadores até aqueles que incorporam emoções;

Além disso, a área contará com a mostra de vídeos Mobilefest, que apresenta trabalhos nacionais e internacionais produzidos por – e para – aparelhos móveis com o objetivo de promover uma ampla visão sobre a estética e a linguagem destas novas tecnologias.

Feira de expositores

Em mais de 40 estandes espalhados pela área Expo, o público entrará em contato direto com novidades tecnológicas desenvolvidas por empresas de tecnologia e comunicação para o mundo digital.

Este é o local das inovações que antecipam tendências de mercado e permitem que cada participante conheça e teste ao vivo o futuro da tecnologia e do entretenimento digital.

Batismo Digital

Uma das principais ações de Inclusão Digital do evento, o Batismo Digital acontece pela primeira vez na Campus Party Brasil e irá utilizar, diariamente, 200 computadores para batizar um público estimado em 10 mil pessoas.

Será oferecido em duas versões: 1.0, que dá noções básicas sobre o uso de PCs (utilizará 80 PCs), e 2.0, que mostra como a Internet e as redes sociais podem ser decisivas na vida pessoal e profissional de qualquer pessoa (120 PCs).

A iniciativa tem o jornalista Gilberto Dimenstein como padrinho oficial, por meio do seu projeto Catraca Livre, além de contar com diversas parcerias com entidades e ONGs.

Astronomia

A área de Astronomia tem como mote o Ano Internacional da Astronomia 2009 pela UNESCO, que comemora os 400 anos das primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Por esta razão, deixa excepcionalmente a área Campuseiros nesta edição para poder ser visitada pelo público em geral na Expo.

Entre os pontos altos da programação, haverá a exposição de arte e ciência "Sobre os Céus", cujo nome é uma alusão ao trabalho cosmológico de Aristóteles, e observações do céu com utilização de telescópios e lunetas para mais de 500 pessoas por noite.

Sobre a Campus Party

Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se, em 12 anos de existência, no maior evento mundial integrando tecnologia, conteúdo digital e entretenimento em rede. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde se conectam a uma rede superveloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer.

Todos ensinam, aprendem e compartilham conhecimento, exercendo, de fato, o sentido democrático e pluralista que deve ter a nova sociedade da informação. Participam do encontro estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e milhares de visitantes. Em comum eles têm a busca pelas últimas novidades tecnológicas, pela troca livre de conteúdos e pelo compartilhamento de experiências ligadas ao mundo digital.

Tradição na Campus Party Espanha, o Batismo Digital também fez parte da programação da 1ª Campus Party Iberoamérica, que aconteceu em San Salvador (El Salvador), em outubro, dentro da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo, reunindo 10 mil pessoas.

SERVIÇO:

Campus Party Brasil
De 19 a 25/01/2009
Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5
São Paulo – SP

Inscrições
Pelo site www.campusparty.com.br
Preço do Ingresso: R$150
Pacote de alimentação (opcional): R$150.
Forma de pagamento: boleto bancário.

Idade mínima: não há limite de idade desde que menores de 18 anos estejam acompanhados por um maior responsável.

Estacionamento
Terceirizado, com 5 mil vagas. O valor diário é de R$ 20,00, mas haverá pacote promocional de R$ 100,00, exclusivo para “campuseiros” que deixarem o carro durante toda a semana

Horários
Abertura para visitantes: de 20 a 25/01/2009, das 10h às 21h
Abertura para campuseiros: a partir das 12h do dia 19/01/2009.

Visitas
A visitação à área Expo é gratuita, desde que apresentado convite que pode ser impresso no site da Campus Party Brasil, e não esta vinculada à entrada na área Campuseiros.

Informações
Telefone para informações: 11.3872-1400
E-mail para informações: brasil@campus-party.org

*Não serão permitidos a venda nem o consumo de bebidas alcoólicas em todas as áreas do evento.

Páginas oficiais:
www.campusparty.com.br
http://www.campus-party.org/
http://www.campus-party.es/
http://www.campus-party.com.co/
http://iberoamerica.campus-party.org/
http://www.flickr.com/groups/campuspartybr
http://es.youtube.com/campusparty

Sala de Imprensa
http://www.campusparty.com.br/index.php/imprensa.html

Mais informações para a imprensa:

Anexo Comunicação
Com Denize Guedes, Cláudia Santos ou Carla Coutinho
(55-11) 3082-5553
(55-11) 7028-2175
denize@anexocom.com.br
claudia@anexocom.com.br
carla@anexocom.com.br