quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Internet sem fio (WIFI, 3G, WIMAX)


Hoje vou testar finalmente o 3g da CTBC. Dizem que é bom, mas só vendo pra crer.

Nesssa guerra de internet sem fio, em São Paulo já estão testando o WIMAX. É um WIFI para todos! Eu acho que o WIMAX ainda vai passar o 3g pois as empresas de celular não tem competência para administrar tanto tráfego gerado pela internet para celulares. Não conseguem administrar nem voz e mensagens de texto (SMS), quero só ver quando todo mundo estiver baixando músicas, conversando por VOIP, etc. Hoje mesmo, a TIM está fora do ar a horas e não podemos fazer nada. Vai acontecer o mesmo com o 3g. (vai nos deixar na mão).

Eu acho que a melhor forma de melhorar estes serviços será a concorrência. Em Guaíra infelizmente não temos! A CTBC reina absoluto. Uma bosta de ADSL que nunca funciona conforme o contratado, ou seja, vc paga para ter um link de 2.5mb/s e nunca é real. Leiam o contrato e veja o que eles colocam nele a respeito da velocidade. Compartilham várias "portas" em sua central. Isso é fato!

Lógico que não é um serviço péssimo. Tem suas vantagens sim, mas são muito poucas tendo em conta que se paga 150 reais por um link de 2.5. Absurdo!

Tomara que o WIMAX venha para ficar e se firme como mais um serviço que leve a tecnologia a todos de forma mais rápida e mais barata.

Ainda temos a opção, no ano que vem, de termos em nossa cidade o Programa Internet Para Todos, que a Prefeitura vai implantar. Ainda não entendi porque o nosso atual Prefeito não implantou este serviço para a população. Concordo que a atual administração está meio atrasada em tecnologia. O próprio site da Prefeitura é um exemplo disso. Tente procurar algo nele e vc vai saber do que estou falando. A tecnologia usada no site é boa, mas o conteúdo é ruim.

Espero que a próxima administração tenha mais consciência e veja a tecnologia como um meio de ajudar e levar até a população mais informações e serviços. Parece que já está sendo criado (para a próxima administração) um setor de Tecnologia para a Prefeitura. Parabéns aos nossos próximos administradores, pois é assim que se faz!

Amanhã faço a análise do 3G da CTBC e publico aqui para todos analisarem também.
Não estou muito otimista não, mas tomara que eu esteja errado.

[]s