domingo, 27 de julho de 2008

Meu gadget preferido



















Quem não tem vai ter um!

É o que falo quando alguém me pergunta sobre meu inseparável Nokia N95!

Não é só um celular!

É uma poderosa câmera de 5 mega pixels (dúvida, veja as fotos do meu flickr), um excelente organizador pessoal, com agenda de compromissos, etc, etc, etc. Um magnífico MP3 Player: O meu tem 4gb de cartão de memória, e ótima qualidade de som, mesmo quando ligado às caixas de som do meu computador desktop.

Agora vem o melhor: Ele é um ótimo navegador para internet! Tem Wifi, ou seja, eu não pago para acessar nada, pois tenho Wifi em casa e no trabalho. Só vejo meus e-maisl nele agora! Isso não é magnífico? Tem 3g! Tem GPS!

A banda larga de celulares chegou primeiro no N95 e não no Iphone. E o GPS, sem comentários, ele é ótimo!

Outra coisa que me atraí muito nele é poder usar os Feeds RSS para ler notícias, nativamente nele, portanto, ele se atualiza automaticamente e eu leio quando puder. Faço o mesmo com Podcasts (Se você não entendeu nada que estou falando, acesse aqui para saber mais sobre Feeds RSS e aqui para saber sobre Podcast).

Existem outras particularidades nele que me deixam cada dia mais impressionado. Por exemplo: Assistir vídeos do Youtube!

A tecnologia móvel é uma maneira totalmente diferente e divertida de acessar a Web! E tenho certeza que daqui algum tempo todos vão ter um smartphone como esse.

Muito se fala sobre o Iphone, mas, sinceramente, ele é só "bonitinho". Não sou eu quem falo isso não. Só agora ele tem 3g (a banda larga para celulares), o que o N95 já tem a séculos (desde que foi lançado rs).

Hoje já está disponível no Brasil o Nokia N95 8gb, o qual é simplesmente "mais espetácular" - quando puder vou trocar o meu, é claro! Ele tem 8gb de memória interna e uma tela um pouco maior. Fico show!

Quando adquiri este maravilhoso gadget, até desenvolvi uma versão para dispositivos móveis do GuairaNaBalada.com (para ver acesse do celular www.guairanabalada.com/mobile), acreditando mais ainda nesta tecnologia.

Acho que a tecnologia vai chegar mais fácil às pessoas desta maneira. O celular é indispensável na vida das pessoas, bem como a internet! Ou não?

Zope & Plone








Para quem não conhece, o Zope é um framework para desenvolvimento de portais de conteúdo.
O que isso quer dizer?

Quer dizer que com o Zope você pode facilmente desenvolver um web site, com conteúdo dinâmico, sem custo! Isso mesmo, o Zope também é Free!

Além de ser um dos melhores gerenciadores de conteúdo, o Zope é uma ferramenta espetácular.

Para elucidar melhor, veja o que a Wikipédia fala sobre o Zope:

"Zope é um servidor de aplicações web Open Source escrito na linguagem Python. Zope significa "Z Object Publishing Environment" (Ambiente de Publicação de Objetos). Muitas tarefas de administração de um servidor Zope podem ser realizadas através de uma interface web. Os objetos que o Zope publica na Web são escritos em linguagem Python, e tipicamente armazenados num banco de dados orientado a objetos, o ZODB, que é integrado ao sistema. Objetos básicos, tais como documentos, imagens e templates (modelos de páginas) podem ser criados ou modificados via web. Objetos especializados, tais como wikis, blogs, e galerias de fotos estão disponíveis como componentes adicionais (chamados products), e existe uma comunidade pujante de pequenas empresas criando aplicações web como produtos. Existem duas gerações de Zope em uso atualmente (10/jan/2006): Zope 2.9.0 é a versão estável mais recente da segunda geração, e Zope 3.2.0c é o lançamento mais novo da terceira geração."

Conheci o Zope com um grande amigo e também desenvolver web, o Negão (Fernando Paiva - http://www.fernandopaiva.objectis.net), que me mostrou o caminho das pedras nesta maravilhosa aplicação web.

Tive a oportunidade de ir a Brasília, fazer um curso com o conceituado Guru Zope "Luciano Ramalho" - http://www.ramalho.org ; Não tenho como descrever a experiência que foi esta viagem de aprendizado.

Almocei todos os dias com o Luciano, e conversamos de tudo, desde coisas fúteis a alta tecnologia. Percebi o quanto "o cara" sabia ... e entedia do que estava falando. Nem vou comentar sobre o curículo do cara, se quiser olha aqui: http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/LucianoRamalho

Só para vocês terem uma idéia, o cara programa desde quando eu nasci (1977).

O Plone, é um produto que funciona dentro do Zope. Ou seja, o Plone é uma arquitetura que deixa mais fácil e dinâmico a adminstração e manutenção de um portal de conteúdo.

Citando um exemplo simples, para administração de um portal para um Jornal Online, o Plone já é o suficiente para administrá-lo. Com uma arquitetura de workflow bem definidade, em poucas horas, pode-se dar acesso a diversas pessoas, criando, atualizando e autorizando a publicação do conteúdo online. Você pode por exemplo, sem mexer em nada, nem configurar nada, criar uma matéria, e deixar a mesma para ser aprovada por um "revisor", no caso, sendo que o mesmo autoriza ou não a publicação da "matéria" no web site.

Vários sites grandes já estão trabalhando com a dobradinha Zope & Plone, dentre eles, a maioria dos sites do Governo, pois se trata de um software livre, e que tem um imenso poder de processamento e gerenciamento de cache (o que possibilita milhões de acessos simultâneos sem derrubar o site).

Aqui em nossa cidade os dois sites do "governo" foram desenvolvidos por esta linguagem. O da Prefeitura (http://www.guaira.sp.gov.br), que foi criado pelo meu amigo Negão, e o da Câmara Municipal (http://www.camara-guaira.sp.gov.br) o qual eu mesmo criei após a conclusão do curso que fiz em Brasília.

A linguagem evoluiu, sendo que hoje já existem outras versões para o Zope, que está na versão 3, o qual, já ouvi falar que mudou muito e para melhor!

No momento, estou sem tempo de me aprofundar nesta maravilhosa ferramenta, pois em meus projetos estou trabalhando muito com Flash e CSS, sobre os quais, falarei em meu próximo post.

Para obter mais informações sobre Zope & Plone, visite a comunidade brasileira http://www.tchezope.org. Vale a pena, aprendia muita coisa lá.

Um grande abraço a todos e um ótimo domingo.