quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Brasil vende 3,1 mi PCs em três meses


Venda de computadores acelera no 2º semestre. Até junho, 5,6 milhões de máquinas foram vendidas.

A Positivo divulgou números, coletados pelo IDC Brasil, que aponta a venda de 3,1 milhões computadores no país nos meses de abril, maio e junho.

No mesmo período do ano passado, as vendas de PCs somaram 2,2 milhões de unidades. De um ano para outro, o mercado de computadores cresceu 40,9% no país.

Outra estatística, calcula pela associação de fabricantes Abinne, diz que nos primeiros três meses do ano 2,5 milhões de máquinas foram vendidas. Assim, é possível dizer que de janeiro a junho 5,6 milhões de PCs saíram das fábricas para as mãos dos usuários.

A maior parte das vendas ainda pertence ao “mercado cinza”. PCs sem marca montados por lojas de varejo correspondem a 38% do mercado. A Positivo aparece na seqüência, com 13,9% das vendas. A fabricante curitibana é a maior vendedora de PCs de marca no país.

Além da venda de PCs para o usuário final, as vendas para o setor corporativo e governo apresentaram alta no trimestre, beneficiando os integradores.

A IDC Brasil não divulgou dados detalhados de qual foi o desempenho dos demais players do setor no país, como HP e Dell, bem como a divisão das vendas entre desktops e laptops.

fonte: INFO